REQUALIFICAÇÃO DO EDIFÍCIO SEDE E CENTRO DE DIA

novo-centro.png

Um novo Centro está a nascer

O Centro Comunitário de Tires irá proceder à requalificação integral do seu edifício Sede e Centro de Dia.

Com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Cascais, será possível concretizar esta importante obra num edifício que conta com mais de 40 anos ao serviço da Comunidade.

O Centro de Dia acolhe atualmente 60 utentes, cujo número tem variado, também como reflexo do período que atravessamos de pós-pandemia, em regime de prestação dos seguintes serviços: refeições, convívio, higiene pessoal, enfermagem, tratamento de roupas e atividades ocupacionais, providenciando ainda e de acordo com o projeto de ação próprio, atividades físicas, terapêuticas, de prevenção da saúde, lúdicas e de promoção da participação, da intergeracionalidade, da autonomia pessoal, não só física, mas também intelectual, não descurando a adaptação a novas realidades, como é o caso da literacia informática.

Neste projeto de remodelação das instalações existentes, cuja construção remonta ao início da década de 1980, com uma alteração e ampliação no final da década seguinte, procuramos corresponder precisamente a esta evolução de finalidades que acompanham as mudanças sociais. A Instituição tem igualmente em conta a vantagem e desafogo espacial que a transferência dos serviços de cozinha, lavandaria e Apoio Domiciliário para o edifício do Centro Comunitário em Caparide, entretanto construído, veio permitir. Teremos, assim, no que respeita às refeições de Centro de Dia, apenas a copa e a despensa respetiva, sendo as refeições fornecidas a partir da cozinha do edifício da Instituição em Caparide; para o tratamento de roupas, é providenciado apenas um espaço de transição, também em articulação com a lavandaria do mesmo edifício. Duas situações prementes puderam também ser resolvidas: por um lado, as instalações destinadas ao pessoal, formando um núcleo funcional, devidamente dimensionado e equipado; por outro, pudemos ampliar e adaptar as instalações sanitárias e balneário dos utentes, superando uma situação de insuficiência e falta de funcionalidade do existente. Espera-se também uma melhoria significativa do ambiente, com a instalação de AVAC e a reformulação de instalações elétricas, ITED e iluminação.

Projeto de Arquitetura: Arq.ª Maria Amélia Cabrita

Projetos de Especialidades: Sacramento Campos, Projetos e Serviços, S.A.

Concluído o processo de licenciamento, inicia-se agora a tramitação necessária para a realização de um concurso público de empreitada, estimando-se que a obra decorra durante o ano de 2024.

 


Galeria de Imagens

Este site utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência, alguns dos quais essenciais para que certas partes do site funcionem corretamente. Saiba mais na Política de Privacidade .