Psicologia

img-20220907-wa0004.jpg

A Psicologia em contexto de Centro de Dia

A psicologia tem um papel fundamental no centro de dia colaborando para a promoção da saúde mental e bem-estar dos idosos que frequentam o espaço. Em contexto de centro de dia realizam-se avaliações psicológicas, identificando possíveis transtornos emocionais ou cognitivos que os idosos possam apresentar. A partir dessas avaliações, o psicólogo planeia e desenvolve intervenções psicológicas individualizadas ou em grupo, que visem promover o bem-estar e qualidade de vida dos idosos. 

O psicólogo colabora na organização de atividades que estimulem a cognição, a memoria, a criatividade e sociabilidade dos idosos, contribuindo para a manutenção da sua autonomia e independência. O psicólogo atua junto dos familiares dos idosos, oferecendo suporte emocional e orientação em relação ao cuidado e convivência com os mesmos.


A Psicologia em contexto de Apoio Domiciliário

A Psicologia chega a todos, em suas casas.

Através do serviço de apoio ao domicílio, o psicólogo intervém junto dos idosos que residam em casa, quando se verificarem casos de isolamento, exclusão social, abandono ou negligência familiar, inexistência ou falha no acesso a redes de apoio social. Através de visitas combinadas com o utente e/ou a família, os utentes podem usufruir de visitas semanais ou quinzenais onde após uma avaliação cognitiva, são delineadas sessões com atividades de acordo com as suas necessidades. 

 

Projeto Patas Terapêuticas

O projeto "Patas Terapêuticas" tem como missão trabalhar em terapia assistida por animais, com a alegria e o companheirismo que estes podem oferecer aqueles que mais precisam, sendo uma modalidade de intervenção terapêutica adaptada às necessidades dos utentes e, sempre acompanhada de uma componente de descontração e lazer oferecida pelos nossos cães.

Realizado em contexto de Centro de dia, destina-se a promover uma melhoria no funcionamento físico, social, emocional e/ou cognitivo dos utentes, através de atividades lúdicas e recreativas, contribuindo para um aumento na qualidade de vida dos mesmos. É comprovado que a relação com os animais permite melhorar a qualidade de vida, por meio do contato afetivo e emocional, sendo benéfico para a autoestima, bom humor e relacionamentos, além do estímulo a exercícios físicos.


Galeria de Imagens

Gostaria de nos Apoiar?

O seu apoio é muito importante, os donativos são fundamentais
para suportar o trabalho social que o Centro desenvolve.
Saiba como apoiar…

Saber Mais

Este site utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar a sua experiência, alguns dos quais essenciais para que certas partes do site funcionem corretamente. Saiba mais na Política de Privacidade .